Através do cordel conhecemos histórias que precisam ser contadas e eternizadas.
Em Heroínas Negras Brasileiras você vai conhecer Antonieta de Barros foi a primeira mulher negra a assumir como deputada estadual no Brasil, Aqualtune era princesa africana que foi vendida como escrava, Eva venceu na justiça um caso contra um senhor branco, Maria Felipa liderou 200 pessoas na luta da independência da Bahia e tantas outras…
“Eu e todas mulheres
Neste verso agradecemos
E esperamos que em frente
Sempre juntas caminharemos
E lembrando Antonieta
Certo que nós venceremos.”
Continue lendo essa resenha e saiba muito mais sobre o livro.
Sinopse: Desde 2012, a autora Jarid Arraes tem se dedicado a desvendar a história das mulheres negras que fizeram a História do Brasil. E não bastava conhecer essas histórias, era preciso torná-las acessíveis e fazer com que suas vozes fossem ouvidas.
Para isso, Jarid usou a linguagem poética tipicamente brasileira da literatura de cordel. E vendeu milhares de seus cordéis pelo Brasil, alertando para a importância da multiplicidade de vozes e oferecendo exemplos de diversidade para as mulheres atuais.
Neste livro, reunimos 15 dessas histórias, que ganharam uma nova versão da autora e a beleza das ilustrações de Gabriela Pires.
Conheça a história de: Antonieta de Barros Aqualtune Carolina Maria de Jesus Dandara dos Palmares Esperança Garcia Eva Maria do Bonsucesso Laudelina de Campos Luísa Mahin Maria Felipa Maria Firmina dos Reis Mariana Crioula Na Agontimé Tereza de Benguela Tia Ciata Zacimba Gaba.
#OpiniãoEuAmo: Necessário, eu não teria outra palavra pra descrever esse Heroínas Negras Brasileiras. Ele deveria estar em todas as salas de aula, deveria estar espalhado por todos os cantos, bibliotecas, questões de provas.
TODO MUNDO DEVERIA LER !
Primeiro por ser um livro em cordel, um gênero literário totalmente negligenciado na nossa formação escolar. Não sei você, mas eu não me recordo de ter aulas aprofundadas sobre ele.
No máximo uma definição.
Segundo porque nós não conhecemos a história de MULHERES NEGRAS incríveis, fortes e que foram determinantes pra esse país.
É simplesmente como se elas não existissem. Foram totalmente excluídas dos livros de história.
Lembra de que em algum momento ter tido aula sobre heroína mulher e negra?
Nesse momento só me recordo de falarem sobre Dom Pedro ou qualquer coisa do tipo.
A minha sensação foi de um encantamento por estar descobrindo sobre essas mulheres ao mesmo tempo repulsa por todo sofrimento que elas passaram e também vergonha pelo que os homens fizeram com elas.
Heroínas Negras Brasileiras contém memória, carrega consigo o traço da mulher que lutou por liberdade.
Eu tive tantos sentimentos durante a leitura, que transpassam o livro.
Imagina quantas outras histórias devem estar perdidas por aí, de mulheres que estão ao nosso redor. Pode ser da sua bisavó ou da professora que corta um dobrado pra educar crianças na escola pública.
Só queria agradecer esse trabalho incrível da autora Jarid Arraes, esse livro é uma obra prima. Obrigada pela chance de conhecer todas elas.
É uma leitura rápida, mas de muita intensidade e de perceber tantos impactos sociais. Tem uma edição impecável começando pela capa e transpassando por dentro das páginas.
É um dos livros mais extraordinários que já li, espero que você tenha a oportunidade de ler e principalmente espalhar essas histórias por aí.
Nota de uma resenhista: Confesso que eu pensei muito antes de escrever essa resenha, por ser uma mulher branca, mas eu só queria mostrar um pouquinho de como eu me senti durante a leitura e de querer buscar ser melhor como ser humano. Exaltando as mulheres e principalmente buscando informação e conhecimento.
♥ ♥ ♥
Espero que tenha gostado da resenha de Heroínas Negras Brasileiras
Compre seu livro aqui: https://amzn.to/30sYZDH
Você vai gostar desses livros também:
>> Resenha: Outros jeitos de usar a boca
Instagram: @giulian.ola
Twitter: @blogeuamo
Pinterest: Giulian Ola
Beijocas <3