Depois de Stoner, o autor John Williams nos presenteia com Augustus, uma história cheia de nuances, narrativas detalhadas e um jogo de sedução e poder.
Um assassinato e o futuro de um império
O herdeiro do trono e a sua cede de vingança
Espadas se cruzaram, alianças se formaram
Noites se passaram
E o destino de um povo nas mãos do vencedor.
“Conquistei o mundo, mas nenhuma parte dele está segura; mostrei a liberdade ao povo, e ele foge dela como se fosse uma doença; desprezo aqueles em que posso confiar, e amo mais aqueles que não hesitaram em me trair. E não sei para onde estamos indo, embora eu conduza o país e seu destino. “
♥ ♥ ♥
Sinopse: O terceiro grande romance de John Williams acompanha a trajetória de Caio Otávio, conhecido mais tarde como Augusto, primeiro imperador de Roma e figura fascinante.
Sua história é contada por meio de um complexo enredo de cartas, fragmentos de diários, anotações pessoais e documentos, todos fictícios, mas com autoria atribuída a personagens históricos reais.
À primeira vista, Augusto é um personagem distante de William Stoner ou do jovem bostoniano protagonista de Butcher’s Crossing, porém, com ele, o autor volta a propor, com grande força e imensa habilidade, seu tema clássico, ou seja, o fato de que, independentemente de nosso caráter, a vida que acabamos vivendo é o resultado não previsível das circunstâncias e do acaso, da fricção entre as imposições do mundo e nossos desejos mais íntimos.
A aceitação estoica dessa verdade por parte dos protagonistas dos romances de John Williams é o que os deixa tão relevantes e tocantes para todos nós.
#OpiniãoEuAmo: Augustus é um livro difícil de ler, mas nada monótono com seus diversos personagens e uma história digna de Júlio César.
Alias, tudo começa por causa da morte do Imperador Romano.
Um assassinato que mudou tudo, inclusive a vida de seu sobrinho Caio Otávio.
Quem conhece pelo menos um pouco da série Game Of Thrones e já viu seus fãs loucos por causa das mortes inusitadas durante o enredo, não vai se espantar de encontrar praticamente o mesmo nessa história.
A cada relato, a cada guerra travada alguém se vai.
Mas da mesma forma que alguém sai, novos personagens entram.
E é muito interessante o papel deles, cada um coloca seu ponto de vista sobre os acontecimentos em Roma e principalmente sobre Augustus – todos os personagens tiveram algum tipo de contato com ele.
Uma das partes mais interessantes pra mim foi a aparição da Cleópatra e seu jogo com Marco Antonio, ela pensa em tudo.
É uma obra complexa, densa.
Tanto é que é dividida em 3 livros, o último é descrito por Caio Otávio, nesse momento o conhecemos verdadeiramente.
O livro foi escrito nos anos 70, mas foi lançado ano passado pela Rádio Londres com uma edição incrível (acho que é uma das capas mais lindas da editora).
John Williams tem a habilidade impecável de prender seu leitor.
Augustus é um relato sobre amizade, vingança, dinheiro e poder.
♥ ♥ ♥
Espero que tenha gostado da resenha de Augustus e leia esse livro único. É uma baita experiência.
Veja também:
Instagram: @blogeuamo
Twitter: @blogeuamo
Facebook: blogeuamo
Beijocas <3
#UmMundoDeHistórias