Nenhum livro te causa tanto impacto como aquele que você sente. Aquele que mergulha no fundo da sua alma e revela suas cicatrizes. Assim acontece com Tudo que nela brilha e queima.
A dor de perder um amor e se sentir partida.
Os cacos que você juntou durante a vida.
Os ensinamentos que sua mãe te passou.
As palavras que guardou por medo de dizer.
Os padrões que te fez crescer sem ao menos perceber…
Cada poesia revela um pouco de nós mesmas, revela a nossa luta em direção ao amor próprio, em direção a nossa melhor versão.
Cada poesia é um grito em direção a liberdade.
E no fundo, no fundo, mostra com todas as palavras que o mundo tem medo de mulheres fortes, extraordinárias, que sabem o poder que tem.
quem soube de mim em outros tempos
já não sabe de mim agora
pois quando me quebraram
meus pedaços foram arrumando novos lugares
mais lindos e mais fortes
pra se encaixar nessa mulher que hoje escreve
com punhos firmes e nenhuma culpa
de existir como bem quer
Sinopse: Livro de estreia de Ryane Leão, mulher negra, poeta e professora, criadora do projeto onde jazz meu coração, com mais de 150 mil seguidores nas redes. ‘a poesia é minha chance de ser eu mesma diante de um mundo que tanto me silencia. é minha vez de ser crua. minha arma de combate. nossa voz ecoada. nossa dor transformada. nela eu falo sobre amor, desapego, rotina, as cidades que nos atravessam, os socos no estômago que a vida dá, o coração desenfreado, a pulsação que guia as estradas, os recomeços, os dias, as noites, as madrugadas, os fins, os jeitos que a gente dá, as transições, os discos, os tropeços, as partidas, as contrapartidas, os pés firmes que insistem em voar, e tudo isso que é maluco e lindo e nos faz ser quem somos.’
você é uma fase bonita
dessas que a gente sublinha no livro
faz tatuagem, conta pra todo mundo
dessas que dividem a gente
em antes e depois
#OpiniãoEuAmo: Como é lindo ver mulheres se destacando no cenário da literatura nacional e com poesia.
Eu estava sentindo falta disso, estava lendo muitas mulheres, mas diante do cenário internacional e homens no nacional.
E descobrir a escrita da Ryane Leão foi um presente.
Já a acompanhava pelo Instagram e foi tipo amor a primeira vista por seus textos. Ela me lembra muito a escrita da Rupi Kaur.
O jeito de se expressar, de colocar emoções tão fortes no papel. É um livro que você devora num piscar de olhos e dá vontade de repetir, repetir e repetir.
Não quero me alongar muito nessa resenha, até porque quando gosto muito de uma leitura fico sem palavras pra expressar o quanto aquilo foi bom.
Leia, sinta tudo que tiver que sentir, se entregue totalmente as poesias e no final tenho certeza que vai ser a força que precisa pra continuar.
♥ ♥ ♥
Espero que tenha gostado da resenha de Tudo que nela brilha e queima!
Veja também:
>> O que o sol faz com as flores
>> No meio do caminho tinha um amor
Twitter: @blogeuamo
Pinterest: Giulian Ola
Beijocas <3