Resenha: Estação Atocha | Ben Lerner

“Felizes eram as épocas em que o céu estrelado representava o mapa de todos os caminhos possíveis.”

Imagine que você está passeando em um museu.

Pelas salas você encontra grandes obras como de Pablo Picasso, Salvador Dalí, Candido Portinari e Leonardo Da Vinci, e você segue em frente, continua andando, contemplando a mais pura arte.

Só que de repente uma obra te chama mais atenção. É uma arte abstrata, na qual você não entende bem o que quer dizer logo de início, mas ela te intriga, te faz querer saber mais.

Então você passa observar mais, sua curiosidade vai aumentando e decide analisar pedaço por pedaço, traço por traço, para saber ou pelo menos tentar entender o que o autor quis expressar.

Com o passar dos segundos, minutos, sei lá, horas as imagens vão ficando mais claras, aquilo não mais só um amontoado de rabisco, uma imagem começa a se formar e é como você entendesse aquele grande quebra-cabeça.

Bem-vindos a Estação Atocha

Onde a história de Adam é um amontoado de palavras que de início você não entende bem, mas elas vão se conectando e se tornando uma verdadeira obra de arte.

Sinopse: Adam Gordon é um jovem poeta americano que graças a uma prestigiosa bolsa de estudo se muda para Madrid por um período de um ano com o objetivo oficial de completar um “projeto de pesquisa”.

Adam é brilhante mas altamente inconstante e atormentado por dúvidas profundas sobre si mesmo e sua posição em relação à Arte.

Viciado em cafeína e haxixe, inseguro com as mulheres e com uma forte tendência a se automedicar, a pesquisa de Adam vira uma reflexão sobre a questão da autenticidade que, página após página, alternando momentos hilários com ruminações existenciais, acaba por alimentar a sensação de distância entre o universo interior dele e o mundo externo, reforçando cada vez mais a suspeita de que suas relações, suas reações e até mesmo sua personalidade são fraudulentas, uma grande mentira, assim como os seus poemas.

#OpiniãoEuAmo: Confesso que fiquei com medo de não conseguir fazer essa resenha com a profundidade e a carga emocional que esse personagem me traz.

Estação Atocha foi uma bela surpresa. A escrita de Ben Lerner me fez sair completamente da minha zona de conforto. É uma história que ao mesmo tempo não acontece nada, mas acontece tudo.

Ela é narrada em primeira pessoa, por Adam, um cara que eu tentei entender desde a primeira página.

Fiquei me perguntando quem era esse cara? Quem é esse poeta americano que vive em meio a devaneios, mentiras e comprimidos. Que tem uma mente brilhante e atordoada.

Que conta detalhes minuciosos de seus pensamentos, de sua poesia, mas que não deixa ninguém entrar e conhecer seu verdadeiro eu.

Na verdade, eu acho que nem ele se conhece.

A leitura de Estação Atocha é simples e ao mesmo tempo desconcertante. É tentar se aprofundar em um personagem que talvez seja ilegível.

Esse é o primeiro livro que leio da parceria com a Editora Rádio Londres e amei a história e achei um primor a capa.

“A medida que passávamos cada vez mais tempo juntos, eu me surpreendia evitando seus olhos porque, quando olhava neles tinha a sensação de que ela conseguia ver dentro de mim.”

Nota 5/5 • Romance  •  Rádio Londres • Ed 1 • 242 Páginas  • 2015

♥ ♥ ♥

Espero que vocês tenham gostado e se intrigado com Estação Atocha. LEIAM ESSE LIVRO.

Veja também:

>>Resenha Stoner

Instagram: @blogeuamo

Twitter: @blogeuamo

Facebook: blogeuamo

Beijocas <3

#UmMundoDeHistórias

Download WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
udemy paid course free download
download huawei firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy paid course free download