[Infográfico] Como fazer resenha de livro?

Como fazer resenha de livro? Por onde começo? Quantas linhas escrevo? E as fotos, onde coloco elas? Tem um fórmula pronta?

Eu sei, eu sei que já passou todas essas perguntas na sua cabeça. Escrever uma resenha nem sempre é tão fácil, ainda mais pra quem está começando.

Mas é tudo uma questão de dois fatores:

  1. organização
  2. hábito

Não existe uma fórmula exata como na matemática, você tem que achar o jeito mais fácil para você escrever e que consequentemente seu público entenda a história e sinta vontade de ler o livro.

Nesse texto eu vou contar um pouquinho de como eu estruturo as minhas resenhas e  dar umas dicas mágicas pra você começar a fazer as suas.

Aqui no blog minha resenha é dividida em 3 partes:

  1. Uma introdução
  2. Sinopse
  3. Opinião Eu Amo

Na introdução raramente ela vai ser igual a outra, eu uso e abuso das perguntas como na resenha de Amor Imenso , tento instigar como na resenha de Sensation ou descrevo algumas características marcantes como na resenha de Enquanto Houver Tempo 

Abra as 3 e repare que é sempre a mesma estrutura, mas com a pegada de cada livro. Por isso é muito importante que você esteja totalmente envolvido na história, sendo ela boa ou ruim (não importa, tome ela pra você).

Nem sempre sai fácil essa parte (confesso), porque como quero sempre fazer algo diferente as vezes fico muito empacada.

Tem dia que a resenha vem prontinha na cabeça e outras demora dias ou se não meses e isso é normal, quando acontecer “levante a cabeça princesa se não a coroa cai” (pegaram a referência?).

Brincadeiras a parte, quando não sair dá um tempo e depois tenta de novo.

A parte da Sinopse é a mais fácil que é só copiar e colar.

E a opinião é a hora que digo se gostei ou não, quais as coisas que mais me marcaram, como eram os personagens. É a hora de soltar o verbo.

Mas pra chegar nessa fase de estruturação vem um processo que começa logo na primeira página do livro:

Dica 1: marque tudo

Post-it podia dá em arvore, porque o tanto que eu gasto não é brincadeira.

Marco todas as frases legais que o possa me ajudar a montar a resenha e ainda da pra transformar em post depois tanto no Instagram quanto no Pinterest. 

Tem vez até que eles viram a resenha como no caso de O amante

Dica 2: anote tudo

Nem vem com essa história de que vai lembrar depois porque não vai, ainda mais se tiver totalmente envolvido com o livro, deixe um papel e caneta do lado ai você vai anotando os pontos importantes.

Não precisa escrever a frase toda, usa palavra-chave. Exemplo: “erros de português”

Te garanto que tudo fica mais fácil quando você faz isso.

Dica 3: Fotos

Eu sempre uso 3 fotos pra dividir os temas, fica melhor para o leitor dar umas descansada e ainda de quebra a gente mostra o livro (convenhamos que tem uns que dá orgulho de exibir).

Pense sempre em quantas fotos vai usar e toma só o cuidado de colocá-las num ponto estratégico pra não quebrar o texto.

Dica 4: Perguntas

Lembra lá em cima que falei que uso muito perguntas? Pois é, use também!

Nada melhor que estimular a curiosidade do ser humano, a pessoa que está lendo seu texto vai ficar tentada a descobrir as respostas das suas perguntas.

Dica 5: Parágrafos curtos

Tirando a sinopse, tento manter meus parágrafos com 2, 3 linhas porque não cansa e dá ritmo a leitura. A chance da pessoa continuar lendo seu texto é muito maior.

Isso também uma questão de SEO, que é a otimização do Google para ranquear melhor o texto nas buscas (posso falar melhor sobre isso num outro texto caso queiram).

Não existe também um limite para o tamanho da resenha, mas o de novo o tio Google aconselha ter mais de 300 palavras (eu sigo essa regra).

Reparem que até mesmo nesse texto eu fiz isso, todos os parágrafos são bem curtinhos.

E a última coisa que tenho pra falar é sobre as notas. Isso é uma coisa que você vai achar a melhor maneira de usar ou não.

Tem blogueiros que colocam só de 1 a 5 ou 1 a 10, mas aqui eu vi uma influenciadora americana fazendo esse quadrinho e resolvi “copiar” o sistema, usando as colocações que achava interessante.

Então de acordo com os coraçõezinhos coloridos eu somo e depois divido por 5 pra chegar a nota final.

Pra encerrar o mais importante é você procurar desenvolver sua própria fórmula. Faça teste, pergunte a outras pessoas (pode me perguntar também) o que elas acham, leia resenhas diferentes e principalmente seja criativo, não coloque limites.

Faça a sua resenha diferente de tudo que já viu!

Espero que tenham gostado e que tenha ajudado.

Veja também:

>> Como perder a vergonha de gravar Stories no Instagram

>> Como começar um Instagram Literário 

Beijocas <3

 

 

 

 

Download WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
udemy course download free
download redmi firmware
Free Download WordPress Themes
online free course